Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Acessibilidade | A + A -
UNIC : Programas de descontos, bolsas e créditos
Programas de descontos, bolsas e créditos Início
 

 Programas de descontos, bolsas e créditos

 
FIES

O que é?

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior em instituições não-gratuitas. Podem recorrer ao financiamento, os estudantes matriculados em curso superior com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. A partir de 2010, o FIES terá novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano. 

Principais Características

- Financia até 100% das mensalidades do curso selecionado.

- A taxa de juros do produto foi reduzida para 3,4% ao ano.

- As parcelas do financiamento serão mensais e com valores fixos.

- Parcela máxima de apenas R$ 50,00 por trimestre no período de duração do curso e da carência.

- 18 meses de carência após o final do período de financiamento.

- Período de pagamento de até 3 vezes a duração do curso mais 12 meses.

- Garantia pode ser feita por fiança tradicional ou fiança solidária.

- Obrigatoriedade de ter feito o Enem a partir de 2011.

Inscrições para o programa exclusivamente pela internet: www.sisfiesportal.mec.gov.br.

Pra quem é?

Podem participar do FIES todos os estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não-gratuitos que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e que seja oferecido por instituição de ensino superior participante do Programa.

Como é que é?

Com o fluxo contínuo do novo FIES, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, conforme sua necessidade. As inscrições são feitas pela internet no site do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

1º Passo: Inscrição no SisFIES

Para efetuar a inscrição é necessário acessar o SisFIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará a senha que usará sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados, o estudante receberá um e-mail para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFIES e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante validará suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino, em até 5 dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na IES, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

3º Passo: Contratação do financiamento

Validadas as informações, o estudante deverá comparecer em até 15 dias, a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da inscrição, em um dos Agentes Financeiros (instituição bancária) vinculados ao FIES para formalizar a contratação. Na inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária e a agência. Inicialmente, a Caixa Econômica Federal será o único Agente Financeiro do Programa.

As Três Fases do FIES

- 1ª Fase - UTILIZAÇÃO: Período entre o ingresso do estudante no FIES e o mês imediatamente anterior ao início da fase de carência. Ao longo desse período, o estudante fica obrigado a pagar trimestralmente os juros incidentes sobre o financiamento, limitados a R$ 50,00.

- 2ª Fase - CARÊNCIA: Período entre o mês subsequente ao término da fase de utilização e o mês imediatamente anterior ao início do período de amortização. Durante esse período, o estudante financiado fica obrigado a pagar os mesmos juros previstos na fase de utilização.

- 3ª Fase - AMORTIZAÇÃO: Período iniciado no 19° mês imediatamente subsequente à fase de utilização. Nessa fase, o saldo devedor do financiamento é amortizado em parcelas mensais, iguais e sucessivas, pelo prazo de até 3 vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado, acrescido de 12 meses.

Regras de Financiamento

De acordo com as novas regras estabelecidas para o FIES, os estudantes passaram a contar em seu financiamento com a taxa de juros anuais de 3,4% ao ano, prazo de carência de 18 meses e ainda com período de amortização de até 3 vezes o tempo de permanência na condição de financiado, acrescido de 12 meses.

Também, sem prejuízo do prazo de amortização, as fases do financiamento foram reduzidas de 4 para 3, ou seja, excluiu-se a fase em que o estudante pagava nos primeiros 12 meses seguintes ao da conclusão do curso o valor correspondente à parcela paga à instituição de ensino.

Além disso, os estudantes que exercerem a profissão de médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada e de professor da educação básica poderão, na forma do regulamento, abater mensalmente 1% do saldo devedor consolidado de seus financiamentos.

Confira mais formas de crédito.