O acadêmico do curso de Letras da Universidade de Cuiabá (UNIC), Aroldo Maciel, sob a orientação do professor doutor George Sand Franca, apresentará durante o Congresso Mundial de Ciência e Tecnologia de Geofísica, que acontecerá em 3 de dezembro, na Califórnia (EUA), o trabalho científico “Is There An Earthquake Migration Global Pattern?” (“Há um padrão de migração global de terremotos?”). Na ocasião, o aluno pretende explicar como é aplicada a fórmula utilizada por ele para a previsão de terremotos. “Esta pesquisa está sendo discutida em todo mundo pelos geofísicos porque é polêmica. No entanto, todo o trabalho foi desenvolvido em cima de pesquisas e citações de grandes geofísicos, como. Peter Shebalin e Mogi e Richter”, ressalta.
A princípio, Aroldo explica que o objetivo desta pesquisa é justificar as centenas de acertos obtidos desde 2010 por ele e pontuar a possibilidade de usar a teoria da correlação entre sismos em longas distâncias. “O trabalho realizado mostra que, teoricamente, o terremoto possui uma propriedade possível de calcular velocidade e magnitudes. Tal como correntes marítimas, os sismos movem-se de acordo com rotas e direções”, esclarece. Há dois anos, foi fundada a equipe Quake Red Alert, composta por ele, André Galvan, Gregório Frigeri. “Em média temos acertado 90% das previsões, isso tudo por uma fórmula matemática que desenvolvemos ao longo destes dois anos”, conta.
Algumas previsões corretas efetuadas pela equipe Quake Red Alert ocorreram no ano de 2011, como foi o caso do Japão e da Espanha (11/3), da Costa Rica (13/3), do Chile (2/4) e da Turquia (23/10), que foram os mais devastadores. Já em 2012, Aroldo e equipe previram o terremoto que atingiu o Norte da Itália (21/5).