A automedicação é um problema freqüente em grande parte dos municípios brasileiros. Muitas vezes, o paciente pela comodidade utiliza sobras de medicamentos de tratamentos anteriores de conhecidos e familiares ao invés de consultar um médico para verificar qual a doença que o acomete e o tratamento mais adequado. Essa prática pode implicar em vários problemas que vão desde uma simples reação adversa até intoxicações graves. Além disso, sobras de medicamentos em casa ou jogadas no lixo comum podem resultar em acidentes com crianças e animais domésticos.
Pensando nisso, os acadêmicos do 3° e 4° semestres, da Faculdade de Farmácia da UNIC Primavera, estarão realizando no dia 17 de setembro, o 4° Arrastão de Medicamentos, na praça da igreja matriz, em Primavera do Leste.
Para a professora e farmacêutica, Gisele Zanella, outro grande problema vivenciado pela sociedade é a falta de medicamentos de acesso gratuito na rede pública de Saúde. Apesar da cidade de Primavera do Leste ser dotada de uma excelente estrutura do SUS, não são todos os medicamentos que podem ser encontrados e, às vezes, não são suficientes para a demanda de pacientes.
O curso de Farmácia da UNIC Primavera está realizando o Projeto Farmácia Solidária, que objetiva recolher as sobras de medicamentos dos domicílios e repassá-los de forma correta sob prescrição médica, evitando assim os acidentes com a automedicação e ajudando quem mais necessita.
De acordo com a coordenadora do curso, Juliana Rossi, a UNIC se preocupa em formar profissionais capacitados e com compromisso com a sociedade. Esse projeto visa aproximar os alunos da comunidade e prepará-los para uma postura profissional e humana.
Os acadêmicos do 3° e 4° semestres do curso de Farmácia, sob orientação das professoras Juliana Rossi, Gisele Zanella e Roberta Carreto, estão realizando a triagem dos medicamentos recolhidos, dando um destino correto aos vencidos e alterados, além de realizar o fracionamento daqueles apropriados para o uso.
A professora Roberta Carreto, informa que será realizado um cadastro e acompanhamento dos pacientes que procurarem atendimento, onde os acadêmicos da UNIC prestam a assistência e atenção farmacêutica, solucionando alguns problemas em relação ao uso de medicamentos e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
A Farmácia Solidária está localizada na Avenida São João, n° 721 e estará aberta toda terça e sexta-feira na parte da manhã, das 8h ás 11h, e na quinta-feira na parte da tarde, das 13h30 às 16h30.
Juliana aproveita esse espaço para agradecer as pessoas que estão trabalhando no projeto e estão doando medicamentos, tornando possível esta idéia. O projeto não tem fins lucrativos e só é possível através das doações.
“Convidamos a comunidade que tem sobras de medicamentos em casa a doar nos postos de recolhimento e na Farmácia Solidária”, concluiu a farmacêutica.