*Reinaldo do Carmo de Souza
Professor, “és o sal da terra e a luz do mundo”.
15/10/2012, mais um dia que comemoramos o dia do professor, que continua indispensável, tanto no ensino presencial como no ensino a distância; só que o seu trabalho muda de aspecto. Ele não é mais aquele que possui o saber e o transmite ao aluno para que o receba como mera cópia e passe a ser um copiador, mas se torne o grande orientador da aprendizagem, aquele que transforma a escola na grande lugar do aprender a aprender, do aprender a pensar, a pesquisar, a indagar, a descobrir e a questionar.
O professor hoje e o professor do futuro devem preocupar-se com o processo de avaliação de seu próprio trabalho, do trabalho de sua escola e, também, do trabalho do aluno. Porém de avaliação do aluno não pode ser a avaliação da qualidade de conhecimentos que o aluno adquiriu com o professor, embora isto também seja válido, mas, sobretudo do seu progresso na arte de aprender, de desembaraçar-se dentro de textos reciclados.
O verdadeiro professor sente-se feliz quando percebe que o caminho que ele abriu tem sido trilhado por muitos, tem a sua realização no aprendizado. É por isso que meras palavras não podem recompensar a alguém que optem por esta carreira, que muitas vezes é dolorosa e cheio de obstáculos. Chamo-te somente de professor, abnegado coração que se sensibiliza como os olhos sedentos por uma vida menos escura, mas cheio de luz. E essa luz esta em suas mãos, em seu coração, em seu olhar.
Houve gente que praticou uma boa ação, manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu. Alguém que venceu na vida, manda dizer-te que foi porque tuas lições permaneceram, e mais alguém que superou a dor, manda dizer-te que foi a tua coragem que ajudou.
Tu és muito importante para toda a sociedade. O teu trabalho é o mais nobre de todas as profissões, de ti nasce à razão e o progresso, a união e a harmonia de um povo! Esqueça o cansaço e a preocupação, porque há muita gente pedindo a Deus que você seja muito Feliz!
Feliz Dia do Professor!
*Reinaldo do Carmo de Souza é professor da Universidade de Cuiabá – UNIC pelo Programa de Expansão Universitária – PEU.