A Faculdade de Comunicação Social da Universidade de Cuiabá (FACS/UNIC) promoveu o primeiro circuito de palestras com o tema “Criação para mídia impressa”, nesta segunda-feira (16-4), para um público de cerca de 200 alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Os palestrantes convidados são profissionais do mercado publicitário da capital mato-grossense: Adelino Neto (FCS Agência de Comunicação), Frederico Parma, mais conhecido como Fred (ZF Comunicação) e Zilda Carracedo (gráfica Print), que fez apresentação do regulamento do 9° Prêmio Print de criação Publicitária, no auditório do estacionamento do campus Unic Beira-Rio. Nesta edição, o tema escolhido pela empresa é a “limpeza de nossa cidade”.
No mercado há mais de 15 anos, o publicitário Fred Parma (formado pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT) deu dicas para obter um trabalho bem feito. Além disso, destacou as vantagens da mídia impressa. Segundo ele, “o mundo quer profissional com formação diversificada, versátil, autônomo, conectado e com um espírito empreendedor”.
Fred explicou quais barreiras o mercado publicitário precisa enfrentar e como ter jogo de cintura para superá-las. Deixou claro que ousar é importante. “O que é diferente chama a atenção. O diferencial é gostoso de se ver, não muda com o tempo”, finaliza.
O segundo palestrante da noite, Adelino Neto (ex- aluno da terceira turma da Unic), foi breve, porém, explicou que a publicidade precisa de gente que estude, com coragem e força. O conselho para os alunos foi: sejam antenados, queiram ser diferentes e melhores, sejam diferentes, mas não percam a poesia.
O estudante do 3° semestre de Publicidade e Propaganda, Dilson Oliveira, 51, acredita que o circuito serve para acrescentar conhecimento das atividades práticas da área da publicidade. “Hoje aprendi dicas importantes de pessoas que já estão no mercado. Eles acompanharam muitas mudanças pelas quais o mercado publicitário de Mato Grosso precisou passar”.
O diretor da FACS, Emanuel Santana, explica que o circuito de palestra é importante para que os alunos tenham contato com “pessoas que estão no mercado de trabalho há muitos anos”. Santana ressalta a qualidade dos palestrantes convidados no contexto estadual. “Estão entre os quatro nomes que mais contribuíram para a profissionalização do mercado publicitário em Mato Grosso”.
A meta é realizar um circuito de palestras por mês. Para o próximo ciclo de debates, está confirmada a presença do diretor de cinema italiano, Roberto Sala. Ele vem à Cuiabá para um casamento, mas aceitou ministrar gratuitamente palestra aos acadêmicos da Facs/Unic.
9° Prêmio Print de Criação Publicitária
O período de inscrições para o 9° Prêmio Print de Criação Publicitária com o tema: “Limpeza de nossa cidade” é de 9/04 a 9/05 deste ano. Os participantes do concurso devem estar matriculados em qualquer semestre dos cursos de Publicidade e Propaganda ou Propaganda e Marketing das universidades e Faculdades de Mato Grosso.
As peças publicitárias podem ser realizadas individualmente ou em grupo (máximo três acadêmicos). Não podem concorrer estagiários de agências de publicidade do Estado.
Peças a serem avaliadas
1 (um) cartaz- formato 2 ( 45 x 64 cm) ou 3 ( 30 x 63 cm) ou F4 ( 31 x 45 cm), sem corte de faca diferenciada;
1 (um) folder –formato 8 (22 x 31 cm), 4 x 4 cores, em couche, sulfite ou reciclado, sem corte de faca diferenciada;
1 (um) outdoor ( 9 x 3 m) sem aplique.
As peças deverão ser impressas em tamanho A3 (29,7 x 42, 0 cm) e colados em papel color set preto, com margem de 5,0 cm de cada lado.
Premiação
A campanha vencedora será produzida e veiculada pela gráfica Print. A empresa vai dar o crédito aos vencedores.
1° lugar (ouro) – troféu e certificado
2° lugar (prata) – certificado
3° lugar (bronze) – certificado
Mais informações:
Pelo email zilda@graficaprintmkt.com.br ou pelos telefones: 3617-7600 ou 9233-5068.
Local da inscrição: Departamento de marketing da gráfica Print, de segunda a sexta, em horário comercial.