Duas alunas do curso de Ciências Biológicas da UNIC Beira Rio, Ester Gregório de Almeida e Francieli Valero de Souza, marcarão presença no 1º Congresso Brasileiro de Áreas Úmidas, que acontecerá de 8 a 10 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, para apresentar a pesquisa Avifauna Associada a Áreas Inundáveis no Perímetro Urbano de Várzea Grande em Mato Grosso, desenvolvida sob a orientação do docente Mahal Massavi Evangelista.
“O encontro tem o objetivo de discutir a relevância da conservação das áreas úmidas para a biodiversidade, bem como para o desenvolvimento humano sustentável”, explica a coordenadora do curso, Miramy Macedo. A docente ainda destaca que as áreas úmidas representam 20% dos biomas mato-grossenses, tendo no Pantanal a maior representação. A importância reside nas funções de alimentação, estoque e regularização do fluxo de água, influenciando também na manutenção do ciclo do carbono e de outros gases do efeito estufa.
A acadêmica Ester também mostrará um trabalho sobre Macrovertebrados (Aves e Pequenos Mamíferos Terrestres de uma Floresta Inundável no Pantanal de Poconé em Mato Grosso). Segundo ela, participar é uma oportunidade de realizar um intercâmbio cultural com outros estudantes e possibilita o enriquecimento curricular, uma vez que coloca em pauta assuntos amplamente discutidos no mundo todo. “É de extrema importância a frequência em eventos científicos, já que permite direcionar nossa atuação dentro da área da biologia”, ressalta.