A Universidade de Cuiabá - UNIC teve 22 cursos de graduação estrelados com quatro e três estrelas, conceitos considerados, muito bom e bom, no Guia do Estudante 2012 da Editora Abril. Em comparação com a edição 2011, a Universidade teve quatro cursos a mais classificados com três estrelas e constará nas bancas em outubro, na publicação GE Melhores Universidades 2013.
O Guia do Estudante é reconhecido por promover a avaliação anual dos Cursos Superiores das universidades públicas e particulares há mais de duas décadas. A premiação tem por objetivo identificar as melhores instituições de ensino superior do país.
Os cursos de Fisioterapia e Administração foram avaliados com quatro estrelas pelo Guia do Estudante. Devido a esta nota os diretores dos cursos, Margarete Lovato, Wanderlan Barreto da Rosa, acreditam que o corpo docente e a infraestrutura são os principais diferenciais do curso. “É um indicador de que estamos no caminho certo, nesta busca incessante pela qualidade do nosso curso”, enfatizam.
Na unidade da UNIC Beira Rio, foram avaliados 12 cursos, que são: Administração, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.
Já na unidade da UNIC Primavera, foram avaliados três cursos, que são: Administração com quatro estrelas, Ciências Contábeis e Direito com três estrelas.
Os cursos de Administração e Pedagogia da unidade de Tangará da Serra também foram bem avaliados e conquistaram três estrelas.
A unidade da UNIC Sinop teve o curso de Administração estrelado com três estrelas. Para Alcilene Meneses, que é diretora do campus, a instituição não poupa esforços no sentido de se atualizar técnica e pedagogicamente, visando preparar seus alunos para os desafios do mercado de trabalho.
A UNIC Rondonópolis teve dois cursos que receberam três estrelas que são: Administração e Direito.
Já na UNIC de Várzea Grande, os cursos avaliados com três estrelas foram Administração e Direito,
Entenda como funciona a avaliação do GE:
O GE aborda ao todo 20 questões, que englobam aspectos relacionados à titulação do corpo docente (numero de professores com doutorado, mestrado e pós–graduação lato sensu), disciplinas aplicadas nos cursos e produção científica.
São avaliados apenas os cursos superiores que atendem a três critérios: 1) ter a titulação de bacharelado (salvo duas exceções: Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas); bacharelado e licenciatura (ambas oferecidas simultaneamente); titulação específica da profissão; e formação de psicólogo; 2) possuir turma formada há pelo menos um ano (data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a dezembro de 2008); 3) ter turma(s) em andamento e que sejam presenciais.