Com o desafio de contribuir para a formação de profissionais éticos e aptos a atuarem de forma competente em todas as áreas do conhecimento contábil, a Universidade de Cuiabá - UNIC realizou nos dias 19 e 20 de maio a VI Semana Contábil.
O evento abordou o tema “O perfil do profissional contábil diante das novas tendências de mercado”, e contou com a participação do Secretário Adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional da Casa Civil, Dr. Vivaldo Lopes, que fez uma abordagem da transição do processo primário para a industrialização de alimentos em Mato Grosso. O economista ressaltou ainda a necessidade dos profissionais contábeis estarem atualizados e capacitados para esses novos tempos, de forma a agregar valor para a produção do Estado.
E por falar em atualização, Onofre Ribeiro, Secretário Adjunto de Comunicação do Estado, ministrou sobre o progresso de Mato Grosso nos últimos vinte anos e quais são as projeções futuras. A palestra foi motivadora e levou os participantes a refletirem sobre a importância da faculdade que cursam, devendo priorizá-la para que o desenvolvimento profissional seja pleno.
Ainda sobre esses processos de modernização, Dario Suzuki, Diretor Presidente da empresa Prado Suzuki, apresentou um panorama sobre o perfil que o contador deve adotar diante das atualizações do mercado, como é o caso da IFRS. Para isso, Dario declara que o profissional deve ser multidisciplinar, com experiência relacional e de posicionamento mais estratégico ante o negócio.
Além dessas características, Arcleidy Dias Pereira, Presidente da MT Fomento, lembrou que o profissional contábil deve ser acima de tudo ético por lidar com informações sigilosas. O presidente pontuou ainda sobre qual é o papel a ser desempenhado por esse profissional nas agências de fomento.
Para o coordenador da Faculdade de Ciências Contábeis, professor Eden Aristoflavy Maranhão Praeiro, a VI Semana Contábil atingiu os objetivos de oferecer informações que alcancem o interesse da sociedade. “Sabemos que a contabilidade é produto do seu meio e que as informações ganharam uma velocidade muito grande com os avanços tecnológicos.
Enquanto ciências, social não podem ficar alheios a tanta evolução, assim, espero que os participantes aproveitem o conhecimento adquirido durante o evento para agregar valor a profissão contábil, visando a educação continuada, contribuindo no desenvolvimento da sociedade, do Estado e do país. Sempre com criatividade, dinamismo e ética”, finalizou o coordenador.