* Reinaldo do Carmo de Souza
Um fator dos mais relevantes para o bom desempenho em grupo está associado ao aproveitamento das contribuições individuais como dinâmica interior que impulsiona o querer e o assumir determinada ação.
Pesquisas demonstraram a existência de uma relação positiva entre o grau de participação e os sentimentos de satisfação, responsabilidade e comprometimento. As pessoas dão valor e tendem a apoiar o que elas ajudam a criar. Por sua vez, o sentimento de frustração resultante da não participação pode prejudicar seriamente o rendimento de um grupo, dos colaboradores de uma empresa.
Outro aspecto que parece ser afetado pelo envolvimento ou não dos membros de um grupo é a sua avaliação quanto à qualidade da decisão. A suposição de que decisões baseadas na lógica serão certamente apoiadas é questionável. O que pode ser aceitável pelo processo lógico não o é necessariamente pelo psicológico.
Particularidades afetivas associadas com o não envolvimento se apresentam sob a forma de resistência à mudança, rebelião, indiferença, atitudes não cooperativas e outros aspectos negativos.
Em resumo o envolvimento grupal garante: compromisso com os resultados, significação para o empreendimento e cumprimento fiel das decisões.
Qualidade total é uma postura gerencial. Está ligada intimamente ao comportamento humano. Assim, a base da qualidade depende de três fatores importantes:
· Querer é emoção, adesão interna, compromisso, alavancagem.
· Saber é razão: conhecimento, certeza, técnica.
· Poder é confiança: postura, entendimento entre os seres humanos, responsabilidade, solidariedade e participação.
O papel do empresário, do gerente, do supervisor é tornar-se um facilitador para que a qualidade total se torne realidade na empresa. Muitas empresas passam grande parte de sua existência criando e mantendo barreiras para a satisfação de seus colaboradores, embora digam que sua missão é a satisfação total. É hora de derrubar barreiras.
Que tal pedir ajuda a seu pessoal para remover barreiras à satisfação no trabalho.
*Reinaldo do Carmo de Souza é professor do Programa de Expansão Universitária da Universidade de Cuiabá – UNIC.