* Reinaldo do Carmo de Souza
Diante da reengenharia que passa muitas empresas no Brasil, com enxugamento do quadro de profissionais, de funções e departamentos, com cortes em diversos níveis hierárquicos, o processo de contratação de novos profissionais se torna algo muito sério para o sucesso das organizações no novo contexto da economia brasileira.
Os candidatos qualificados estão difíceis de serem encontrados e são muitos valiosos para se perder. Portanto, se profissionais potenciais saem do processo seletivo antes que lhes sejam oferecidas as colocações, ou recusam uma oferta de trabalho, algo está errado dentro da organização.
Especialistas em recrutamento e seleção entendem que as empresas perdem uma contratação quando erra em seu processo seletivo ao criar uma impressão negativa nos candidatos às vagas. Por isso, um processo seletivo bem feito é investimento para empresa.
Entrevistadores treinados têm grande poder em fornecer uma boa impressão aos candidatos e podem fazer mais do que acabar com as contratações perdidas, como por exemplo: reduzir a rotatividade.
Principais falhas nos processos seletivos:
• Perda de foco, com perguntas irrelevantes;
• Redundância, com sobreposição de informações;
• Não considerar a auto-estima do candidato ao não saber medir motivação com o trabalho e ajustá-lo à organização.
É preciso, portanto, adequar os profissionais que lidam com os processos de recrutamento e seleção, treinando-os para que fiquem capacitados a realizar seu trabalho com total eficácia.
Uma recomendação interessante para os dias de hoje é conduzir uma visita de entrevista com o candidato á empresa. O sucesso pode vir do RH:
• Procurar marcar as visitas da forma mais completa possível;
• Uma entrevista bem organizada cria impressão no candidato;
• Durante a visita poderão ocorrer alguns imprevistos. Preencha estes momentos com algumas atividades tais como testes escritos, caminhadas pela empresa, etc.
• Estabelecer um local base;
• Mantenha o candidato informado. Uma boa decisão de contratação pode levar algum tempo. Deixe a par do andamento do processo.
• É frequente os candidatos aceitarem outras ofertas ao interpretarem o silêncio da empresa como recusa.
* Reinaldo do Carmo de Souza é professor universitário pelo Programa de Expansão Universitário – PEU, da Universidade de Cuiabá – UNIC.